AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR EM PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO ESCRITA

Autores

  • Roseli Cristina Negrão de Lima
  • Regina Luzia Corio de Buriasco

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a produção escrita de 50 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA/2002 (Avaliação do Rendimento Escolar do Paraná). Por meio de uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa, orientada pelas técnicas da análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado das questões e a utilização que fazem delas; inventariar os erros e os acertos mais frequentes; identificar as estratégias e os procedimentos mais utilizados. Destaca-se, também, a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento de conteúdo da matemática escolar tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional seja entendida como um meio para compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2007-04-17

Como Citar

de Lima, R. C. N., & Buriasco, R. L. C. de. (2007). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR EM PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO ESCRITA. VIDYA, 27(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/358

Edição

Seção

Artigos