A TELEVISÃO E OS GOSTOS E PREFERÊNCIAS INFANTIS: INTERFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a interferência dos conteúdos televisivos nos gostos e nas preferências de crianças, a fim de analisar as implicações da relação entre a TV e a subjetividade infantil no processo formativo. Com base na Teoria Crítica e na Psicanálise, buscamos compreender como a televisão atende à lógica da indústria cultural para expandir a sociedade de consumo. Entrevistamos e observamos doze crianças entre sete e dez anos de idade, em uma escola pública na cidade de Maringá/Paraná, com o objetivo de identificar os conteúdos transmitidos pela TV em suas manifestações no espaço escolar. Os resultados indicam que os textos produzidos pela mídia envolvem discursos sociais, econômicos, políticos e culturais que interferem nas formas de ser e de pensar das crianças. A maioria delas, apesar das diferenças de idade, apresenta as mesmas preferências de consumo de mídia. Isso confirma a eficácia da indústria cultural em padronizar as subjetividades infantis. Contudo, concluímos que a educação pode contribuir para favorecer a capacidade de identificar a manipulação dos indivíduos e de resistir à tentação do consumismo.Downloads
Publicado
17.04.2015
Como Citar
Camurra, L., & Teruya, T. K. (2015). A TELEVISÃO E OS GOSTOS E PREFERÊNCIAS INFANTIS: INTERFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. VIDYA, 27(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/355
Edição
Seção
Artigos