JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES

Maria Eliana Barreto Druzian

Resumo


No presente trabalho, tem-se como objetivo analisar, por meio do emprego de uma metodologia lúdica, as contribuições de jogos didáticos no ensino aprendizagem de frações. No projeto, os sujeitos de pesquisa foram alunos de uma turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de São Sepé, RS. A metodologia considerada adequada para esta investigação foi a pesquisa qualitativa, abordando-se o estudo de caso. Foram utilizadas várias técnicas para a busca de dados: observação participante, diário de campo, gravações em áudio, análise, de documentos e questionário. A partir da análise constatou-se que o aluno, ao jogar, deixa de ser apenas ouvinte passivo das explicações do professor para ser um elemento ativo, construindo sua própria aprendizagem. Após duas semanas de trabalho, percebeu-se que os jogos auxiliaram os alunos na aprendizagem dos conteúdos relacionados com frações.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.