DESEMPENHO, REPRESENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3367

Resumo

Compreender as estratégias dos estudantes pode ajudar o professor a (re)definir sua prática pedagógica, pois ajuda a entender as dificuldades e acompanhar o desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho em correspondência com as estratégias e as representações empregadas por estudantes do 5º ano para a resolução de situações de combinatória. Analisou-se os testes diagnósticos de 182 estudantes à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados indicam que a representação mais empregada foi a numérica, mas não se mostrou tão eficaz quanto a combinação de representações. A listagem foi verificada apenas na resolução da situação com o todo desconhecido, sendo possível verificar os níveis diferentes de raciocínios. As estratégias das situações com a parte desconhecida foram consideradas mais sofisticadas, não necessariamente pela operação, mas porque requisitavam uma inversão de raciocínio, o que indica a necessidade de se explorar estes tipos de situações na escola.

Biografia do Autor

Danilo do Carmo de Souza, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Licenciado em Matemática e Mestrado em Educação. Professor da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Licenciatura em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFC, vinsculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Matemática. Mestrado em Matemática (UFC) e Doutorado em Educação (UFC). Professor na Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Souza, D. do C. de, Castro, J. B. de, & Barreto, A. L. de O. (2020). DESEMPENHO, REPRESENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMBINATÓRIA. VIDYA, 40(2), 397–416. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3367