UM PASSEIO PELA ESCOLA E A GEOMETRIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Simone Damm Zogaib

Resumo


Este texto é um convite para passear junto com as crianças por uma escola de Educação Infantil no município da Serra-ES. Decorre de uma pesquisa de doutorado sobre sentido espacial infantil com dezenove participantes entre 4 e 6 anos. Tem por objetivo refletir sobre uma geometria das crianças que emerge de suas falas e gestos enquanto passeiam pela escola. Apoia-se teoricamente em estudos da infância e da Educação Matemática. Utiliza um experimento de ensino como procedimento metodológico de pesquisa, ancorado em uma abordagem qualitativa de investigação. Conclui que emerge uma geometria das crianças a partir das interações delas entre si, com adultos, objetos e lugares no espaço escolar. Essa geometria infantil observa-se por meio de gestos e falas, que tornaram evidente suas habilidades de orientação espacial e visualização espacial, ou seja, seu sentido do espaço.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3361

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.