CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3349

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa, que buscou verificar como a formação continuada em Matemática pode contribuir para a prática pedagógica do professor. Para tanto foi promovido um curso de extensão para professores, que estavam atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal da cidade de Flores da Cunha - RS. O convite para a formação foi enviado, juntamente com um questionário eletrônico que incluía uma pergunta sobre conteúdos de interesse. Os 36 professores respondentes elegeram a resolução de problemas como tema da formação, considerando as dificuldades dos estudantes ao lidarem com essa metodologia. Assim sendo, o curso foi planejado, envolvendo atividades que proporcionaram momentos de reflexão e discussão sobre a resolução de problemas, além de teorias e práticas pedagógicas. A formação continuada foi exitosa, com resultados que evidenciaram segurança progressiva dos professores, em suas ações didático-pedagógicas o que, conforme depoimentos, repercutiu positivamente na aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Morgana Bozza, Rede Municipal de Caxias do Sul e de Flores da Cunha - RS

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática

Professara dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental.

Laurete Zanol Sauer, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação - UFRGS

Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias

 

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Publicado

06.11.2020

Como Citar

Bozza, M., & Sauer, L. Z. (2020). CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ÂMBITO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 40(2), 223–243. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3349