CENÁRIOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS CEMEI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3323

Resumo

O artigo situa-se no campo de estudo sobre currículos de Matemática, no qual apresentamos resultado de uma pesquisa que investigou a compreensão revelada por um grupo de professoras da Educação Infantil em relação à Matemática e ao seu currículo. Os dados de análise referem-se à colaboração de oito professoras, coletados a partir de entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso, em que o marco teórico se reporta ao currículo como proposta de formação e constituição de identidades; à Matemática como instrumento que contribui para o desenvolvimento das crianças; às crenças e concepções acerca de currículo e do papel da Matemática nas práticas de ensinar e aprender. Os resultados indicam que as professoras não têm dificuldades de identificar como o currículo de Matemática está inserido na prática cotidiana de sua própria atuação em sala de aula; que as dificuldades estão relacionadas à busca, planejamento e elaboração das atividades cotidianas relativas à Matemática.

Biografia do Autor

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: francely.santos@unimontes.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0521-1910.

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: januario@ufop.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0024-2096.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Santos, F. A. dos, & Januario, G. (2020). CENÁRIOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS CEMEI. VIDYA, 40(2), 43–63. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3323