CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA

Jaqueline Ritter Pereira, Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo


Fazer uma retrospectiva histórica acerca de como os conhecimentos da ciência ganham legitimidade ao longo das gerações que nos antecederam é fundamental quando se quer discutir o ensino de Ciências no âmbito do conhecimento escolar. É função da Escola Básica, de seus educadores e da academia trazer à tona a problematização do conhecimento disciplinar que perpassa o ensino nas diferentes áreas do saber escolar, tomando-o como histórico e processual no seio de uma cultura local e global. Para tanto, identificamos as concepções de “Ciências” dos professores da Educação Básica para analisá-las à luz da Epistemologia Histórica, e assim contribuir para o conhecimento escolar, bem com o processo de formação desses profissionais em tempo de crise de paradigmas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.