MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS INICIANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS FRENTE AO PAPEL ORGANIZADOR DA ESCRITA ALGÉBRICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Autores

  • Wagner Marcelo Pommer UNIFESP

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se e como alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Ciências expressam compreensão do papel do equacionamento frente a problemas matemáticos envolvendo equações diofantinas lineares. Aplicamos dois problemas a alunos ingressantes da licenciatura em Ciências de uma universidade pública em São Paulo em horário extra-aula. Os resultados revelaram que os alunos escreveram a equação que representa o problema, mas não a utilizou explicitamente para a busca de soluções, que se situou no campo aritmético. Porém, houve um tipo de organização operacional que revela indícios de uma compreensão inicial e um uso não-consciente do papel das equações como organizadora da resolução de problemas matemáticos envolvendo equações diofantinas lineares.

Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP

Profesdor da UNIFESP.

 

Downloads

Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Artigos