MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS INICIANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS FRENTE AO PAPEL ORGANIZADOR DA ESCRITA ALGÉBRICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Wagner Marcelo Pommer

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo verificar se e como alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Ciências expressam compreensão do papel do equacionamento frente a problemas matemáticos envolvendo equações diofantinas lineares. Aplicamos dois problemas a alunos ingressantes da licenciatura em Ciências de uma universidade pública em São Paulo em horário extra-aula. Os resultados revelaram que os alunos escreveram a equação que representa o problema, mas não a utilizou explicitamente para a busca de soluções, que se situou no campo aritmético. Porém, houve um tipo de organização operacional que revela indícios de uma compreensão inicial e um uso não-consciente do papel das equações como organizadora da resolução de problemas matemáticos envolvendo equações diofantinas lineares.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.