EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA

Giseli Verginia Sonego, Eleni Bisognin

Resumo


Neste artigo, relata-se parte de uma pesquisa realizada em uma turma de terceira série do Ensino Médio, com o objetivo de analisar a contribuição da Modelagem Matemática em sala de aula, na construção de conhecimentos de Geometria Espacial pelo aluno, enquanto se explora o tema “Plantação de Arroz”. Procurou-se fazer uma conexão entre a Modelagem e a Etnomatemática pelo fato de o conteúdo matemático ser trabalhado utilizando conhecimentos próprios das atividades econômicas e culturais da comunidade onde os alunos estão inseridos. Para a pesquisa, teve-se uma abordagem qualitativa e, para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se etapas da Modelagem Matemática conforme Bassanezi (2002). A partir da análise dos dados obtidos, foi possível inferir que, quando os conteúdos matemáticos surgem da realidade dos alunos, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem. Conclui-se que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.