TEMÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE MATUPÁ, MATO GROSSO

Ana Maria de Jesus Moura

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGECM/Unemat). O objetivo foi discutir sobre a experiência de formação continuada no ensino de Matemática para professores da Educação Infantil em Matupá, estado do Mato Grosso. Assim, perguntamos como a formação continuada pode contribuir para a prática pedagógica na Educação Infantil, especificamente para o ensino de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, nos moldes da pesquisa-ação discutida por Thiollent (2005), e adotou a perspectiva da análise interpretativa. Utilizou-se o recurso a questionários semiestruturados, com questões fechadas e abertas, registro de observação dos encontros formativos e relatórios de contribuição dos professores. A partir das análises, foi possível inferir que se faz necessário propiciar momentos de estudos e reflexões que possibilitem aos professores da Educação Infantil a compreensão acerca da importância de atividades desafiadoras.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.