OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Daniela Barbieri Vidotti Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí (Unespar)
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Nessa pesquisa, consideramos os erros matemáticos, produzidos na resolução de um problema, como potenciais geradores de dúvidas construtivas, uma vez que conduzem os alunos a investigações matemáticas, as quais implicam em diferentes oportunidades de aprendizagem. Nesse viés, a Modelagem no âmbito da Educação Matemática por suas características investigativas e temáticas, traz contribuições importantes para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Nesse estudo visamos identificar e discutir algumas das possibilidades do uso dos erros matemáticos como oportunidades de aprendizagem de alguns conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolvida com acadêmicos do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática revelou possibilidades para usos dos erros como trampolins para pesquisa, os quais foram desencadeados espontaneamente no decorrer da atividade de Modelagem Matemática, proporcionando reflexões que extrapolam o âmbito do conteúdo específico do Cálculo.

Biografia do Autor

Daniela Barbieri Vidotti, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí (Unespar)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2005), Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Matemática do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí.

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora associada da Universidade Estadual de Maringá atuando como docente no Departamento de Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática e no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática e ensino de Ciências e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Vidotti, D. B., & Kato, L. A. (2020). OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. VIDYA, 40(1), 45–61. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3052

Edição

Seção

Artigos