QUESTÕES DA OBMEP ADAPTADAS: ANÁLISE DE ERROS E O SOFTWARE GEOGEBRA

Thaís Vendruscolo, Sandra Eliza Vielmo

Resumo


No presente artigo são apresentados os resultados decorrentes da pesquisa de mestrado Vendruscolo (2019), que teve por objetivo propor estratégias de resolução com o auxílio do software GeoGebra e verificar como a re/construção geométrica de forma dinâmica colabora na diferenciação/compreensão das grandezas perímetro e área. As questões adaptadas da segunda etapa foram concebidas a partir da análise de erros cometidos pelos alunos nas resoluções de questões da OBMEP adaptadas da primeira etapa, segundo classificação de Radatz (1979). A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Rio Grande do Sul e contou com a participação de doze alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nas respostas dos questionários inicial e final, do quadro resumo e das análises das resoluções das questões, verificou-se que a análise de erros e o GeoGebra contribuíram no desenvolvimento da diferenciação/compreensão das grandezas perímetro e área no grupo de alunos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.