REFLEXÕES EM TORNO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MINICURSO GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”

Janisse Viero, João B. T. Rocha

Resumo


Neste trabalho, tem-se como proposta apresentar e discutir os resultados de uma estratégia didática para a construção da prática lúdica e criativa para o ensino de Ciências nas escolas.A proposta didática compreende a implementação de um minicurso para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco da rede pública de Santa Maria, RS, com o objetivo de proporcionar aos participantes um conhecimento teórico-prático de atividades lúdicas, utilizando como ferramenta pedagógica o Gibi “Pulmão e sua Turma”. Os participantes apresentaram dificuldades em propor atividades de observação e experimentação em ciências, o que sugere limitações na sua formação. A análise aponta na direção da necessidade de preparação dos professores para o ensino de Ciências nos cursos de formação. Observou-se a grande dificuldade dos professores em superar as limitações da sua formação principalmente no que tange a propor atividades de observação e experimentação em ciências.  Dentro dessa perspectiva, os cursos de formação deveriam priorizar a formação em ciências desmistificando a ideia de que o ensinar ciências é algo complicado e difícil de trabalhar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.