REFLEXÕES EM TORNO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MINICURSO GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”
Resumo
Neste trabalho, tem-se como proposta apresentar e discutir os resultados de uma estratégia didática para a construção da prática lúdica e criativa para o ensino de Ciências nas escolas.A proposta didática compreende a implementação de um minicurso para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco da rede pública de Santa Maria, RS, com o objetivo de proporcionar aos participantes um conhecimento teórico-prático de atividades lúdicas, utilizando como ferramenta pedagógica o Gibi “Pulmão e sua Turma”. Os participantes apresentaram dificuldades em propor atividades de observação e experimentação em ciências, o que sugere limitações na sua formação. A análise aponta na direção da necessidade de preparação dos professores para o ensino de Ciências nos cursos de formação. Observou-se a grande dificuldade dos professores em superar as limitações da sua formação principalmente no que tange a propor atividades de observação e experimentação em ciências. Dentro dessa perspectiva, os cursos de formação deveriam priorizar a formação em ciências desmistificando a ideia de que o ensinar ciências é algo complicado e difícil de trabalhar.Downloads
Publicado
15.04.2011
Como Citar
Viero, J., & Rocha, J. B. T. (2011). REFLEXÕES EM TORNO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MINICURSO GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”. VIDYA, 31(2), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/296
Edição
Seção
Artigos