DISCURSOS SOBRE TRABALHO NO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS LEGISLAÇÕES
Resumo
Neste artigo, visamos evidenciar relações existentes entre os discursos que buscam normatizar a atividade de trabalho do setor industrial e os legislativos que direcionam a formação e o trabalho docentes. Procuramos evidenciar como discursos liberais defendem a formação educacional voltada para o trabalho e de que modo isso se reflete nos documentos, elaborados entre 1997 e 2002, que direcionam a formação de professores. Para tanto, analisamos dez documentos legislativos, entre pareceres, resoluções e decretos, de modo a destacar trechos discursivos que remetem a termos-chave dos discursos taylorista e toyotista.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









