A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUA TRAJETÓRIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFN

Gabriel de Oliveira Soares, Eleni Bisognin

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo analisar os programas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Franciscana, a fim de buscar evidências do trabalho com a História da Matemática na formação de professores. Para tanto, inicialmente relata-se o contexto da criação do curso, destacando o percurso até a organização curricular atual. Assim, mobilizaram-se documentos como legislação, projetos pedagógicos do curso e programas das disciplinas no período de 1958 a 2017. Constatou-se que a História da Matemática esteve inserida na formação dos professores como uma disciplina específica a partir da organização curricular do ano de 1995. Entretanto, em disciplinas dos anos anteriores, como 1961 e 1964, já havia evidências do trabalho com aspectos históricos, corroborando ideias de que esse recurso pode contribuir na formação de professores de Matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v39i2.2857

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.