UMA ARITMÉTICA EM CADERNOS ESCOLARES: MARCAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar a presença do Movimento da Matemática Moderna no ensino de aritmética em dois cadernos escolares encontrados no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. Como referencial teórico-metodológico, nos apoiamos nos trabalhos de Hofstetter e Schneuwly (2017) acerca da história dos saberes de formação docente e em Viñao (2008), Peres (2017), Anne-Marrie Chartier (2002) e Mignot (2008), acerca dos cadernos escolares como fonte de pesquisa. Análises realizadas em dois cadernos do ano de 1968, apontam em particular, aspectos da aritmética ensinada, tais como as abordagens sobre a ideia de número/operações, que se apresentam de forma estruturada e apoiadas na linguagem de Conjuntos Numéricos, fundamentados na repetição e na representação por imagens.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.