FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS

Wesley Ferreira Nery, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raíssa Iane Santana da Silva

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender o que foi produzido nas últimas duas décadas a respeito da formação de professores nas Escolas Normais baianas, ressaltando aspectos da cultura escolar e dos saberes, dentre eles, os saberes matemáticos. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio da análise de oito dissertações de mestrado e três teses de doutorado localizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e de Programas de Pós-Graduação. As análises permitiram identificar que houve uma tendência expressiva, nos trabalhos encontrados, em problematizar a feminização do magistério primário como elemento da constituição da identidade profissional. Por outro lado, foi constatada uma lacuna de investigações a respeito dos saberes que faziam parte da formação dos professores, efetivados nas Escolas Normais baianas, sobretudo os saberes matemáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v39i2.2852

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.