AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este estudo objetivou analisar as contribuições da formação continuada em matemática do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Ponta Grossa. Para isso, buscou-se nas bases teóricas a compreensão do tema formação continuada em matemática de professores dos anos iniciais, com referência, principalmente, nos escritos de Nóvoa (1992, 2009), Sacristán e Goméz (1998), Serrazina (2010, 2012,) e Tardif (2012). Como metodologia, adotou-se a perspectiva estudo de caso. A pesquisa foi realizada com dezesseis professores alfabetizadores do município analisado. Os resultados demonstram contribuições significativas do PNAIC, identificadas no desenvolvimento de saberes disciplinares dos professores, bem como na compreensão de conceitos inerentes ao ensino da matemática no Ciclo de Alfabetização, assumidas nas práticas docentes. Além disso, mostraram também lacunas como fragilidade no acompanhamento do processo de planejar, o não envolvimento da escola em seu contexto meso e a desconsideração de outras variáveis que interferem diretamente no trabalho docente.