REFLEXÕES MANIFESTADAS POR UMA PROFESSORA NO CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA”
Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir reflexões manifestadas pela professora protagonista do caso multimídia “Explorando Perímetro e Área”, a respeito do seu trabalho, antes e após duas aulas desenvolvidas na perspectiva do Ensino Exploratório, em um 5.º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada análise das ações da professora no caso multimídia e considerados os níveis de reflexão (técnica, deliberada e crítica) e os objetos de reflexão (self, prática e alunos), propostos por Muir e Beswick (2007). Os resultados apontam que a perspectiva de ensino adotada permitiu à professora alcançar o nível mais elevado de reflexão, especialmente após sua analise a respeito dos vídeos das aulas. Os poucos indícios de descrições técnicas em detrimento das reflexões deliberadas e críticas mostram que a perspectiva adotada, aliada ao uso de vídeos e ao caso multimídia, é potencial para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









