MODELAGEM MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Everaldo Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademir Donizeti Caldeira UFSCar
  • Guilherme Wagner UFSC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar aproximações teóricas entre Modelagem na Educação Matemática com a Educação CTS, de forma a ser possível emergir uma “Modelagem com enfoque CTS”. Nessa direção, a partir da Grounded Theory, procuramos elucidar quais são as categorias dos dois corpos teóricos que permitem essa articulação. A metodologia nos permitiu identificar quatro categorias, as quais foram divididas em condições causais; reações e objetivos; mecanismos de reação e culminando na categoria central, capaz de articular todas as restantes, e estruturada por elas: a categoria de Temas.

Biografia do Autor

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Everaldo Silveira

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Ademir Donizeti Caldeira, UFSCar

Pro-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal de São Carlos, Vice-Diretor do Centro de Ciência da Educação (2008-2010) da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor do Curso de Matemática (1998-2003) da Universidade de Uberaba. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992) e doutorado em Educação pela UNICAMP (1998). Professor Associado III do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Vice Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFScar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação Matemática e Etnomatemática.

Guilherme Wagner, UFSC

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) na área de Filosofia da Educação Matemática, Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Graduado em Matemática (UFSC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática Financeira e Elementar na Informática Básica para Adultos, Ensino Médio e Fundamental. Tem interesse nas áreas de Ciências Sociais (Política e História), Educação (Pedagogia Libertária, Integral e Marxista), Educação Matemática, Filosofia da Ciência, Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática. Formado pelo Programa Avançado em Matemática (PAM/CFM/UFSC).

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Silveira, E., Caldeira, A. D., & Wagner, G. (2019). MODELAGEM MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. VIDYA, 39(1), 3–20. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2656

Edição

Seção

Artigos