VISÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA E OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Gisele Soares Lemos Shaw Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • João Batista Teixeira da Rocha Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Apesar de reconhecerem a importância de trabalhar de maneira interdisciplinar no ensino de ciências, professores e estudantes de licenciatura encontram diversos problemas que dificultam esse exercício. Neste artigo, apontamos as dificuldades de trabalhar a interdisciplinaridade no ensino de ciências nas visões de seis professoras, uma coordenadora pedagógica e a diretora de uma escola pública, um professor formador da universidade, além de três alunas licenciandas em Ciências da Natureza, que estagiaram na referida instituição escolar. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais e em grupo focal, além da análise de relatórios de estágio das licenciandas. Esses dados foram analisados qualitativamente, por meio de análise de conteúdo. Para os educadores, os principais desafios são relativos à sua própria formação e a entraves institucionais. Para as licenciandas, os estudantes são os que mais constituem desafios, seguido de problemas institucionais e de formação docente.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

João Batista Teixeira da Rocha, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1986), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996). Realizou seu Pós-Doutorado na UFRJ, Departamento de Bioquímica Médica no Laboratório de Bioenergética coordenado pelo Prof. Leopoldo de Meis (1997-1998).

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Soares Lemos Shaw, G., & Rocha, J. B. T. da. (2019). VISÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA E OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. VIDYA, 39(1), 73–89. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2627

Edição

Seção

Artigos