JÁ-ENCONTRADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: QUAIS IMPLICAÇÕES?

Autores

  • Daniele Peres da Silva Martelozo Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR.
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR.

Resumo

Neste artigo teórico e qualitativo, temos como intenção discutir sobre os efeitos das experiências matemáticas dos indivíduos em suas aprendizagens atuais e/ou futuras. Sustentamos nossas discussões e considerações no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática, de David Tall, e em trabalhos de autores que abordam essa temática, especialmente ao conceito de já-encontrado. Para tanto, apresentamos um mapeamento de pesquisas nacionais - teses e dissertações, a fim de trazer resultados empíricos evidenciados em investigações com estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior envolvendo já-encontrados e suas influências na aprendizagem de conceitos matemáticos. Nossas análises confirmam e evidenciam a importância de considerar e como lidar com experiências matemáticas anteriores, sobre já-encontrados colaboradores e dificultadores pertencentes e influenciadores no processo de aprendizagem da Matemática. A maneira que os estudantes lidam com seus já-encontrados pode acarretar em dificuldades ou sucesso no que se refere ao desenvolvimento do pensamento matemático.

Biografia do Autor

Daniele Peres da Silva Martelozo, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR.

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - (UEL), Paraná, Brasil

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR.

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, Paraná, Brasil. Professora do Programa de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, Brasil.

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Peres da Silva Martelozo, D., & Pereira das Dores Savioli, A. M. (2019). JÁ-ENCONTRADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: QUAIS IMPLICAÇÕES?. VIDYA, 39(1), 55–71. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2622

Edição

Seção

Artigos