PROFICIÊNCIA DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM HABILIDADES DA PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA
Resumo
A partir da ideia de que os diferentes conteúdos matemáticos não são distribuídos uniformemente nas atividades de ensino dos anos iniciais, dedicamo-nos a comparar aquilo que parece ser privilegiado nas salas de aula em relação às habilidades presentes na escala de proficiência da Prova Brasil de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. A investigação sustenta-se na pesquisa documental e apoiou-se nos documentos produzidos pelo Inep. Conclui-se que as habilidades iniciais de Números e Operações não são discriminadas pelo teste dada a ênfase no ensino de cálculos simples e algoritmos. Além disso, as habilidades mais acessíveis para estudantes de baixo desempenho nos demais blocos de conteúdos são aquelas ligadas aos Números e Operações. Os dados nos permitem identificar que um ensino pouco diversificado repercute no desempenho dos estudantes na avaliação externa. É possível sugerir que contextos de sala de aula com um leque mais amplo de habilidades pode fomentar um crescimento no pensamento matemático dos estudantes.
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