PROFICIÊNCIA DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM HABILIDADES DA PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA

Autores

  • João Alberto Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Clara Machado da Silva Inep

Resumo

A partir da ideia de que os diferentes conteúdos matemáticos não são distribuídos uniformemente nas atividades de ensino dos anos iniciais, dedicamo-nos a comparar aquilo que parece ser privilegiado nas salas de aula em relação às habilidades presentes na escala de proficiência da Prova Brasil de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. A investigação sustenta-se na pesquisa documental e apoiou-se nos documentos produzidos pelo Inep. Conclui-se que as habilidades iniciais de Números e Operações não são discriminadas pelo teste dada a ênfase no ensino de cálculos simples e algoritmos. Além disso, as habilidades mais acessíveis para estudantes de baixo desempenho nos demais blocos de conteúdos são aquelas ligadas aos Números e Operações. Os dados nos permitem identificar que um ensino pouco diversificado repercute no desempenho dos estudantes na avaliação externa. É possível sugerir que contextos de sala de aula com um leque mais amplo de habilidades pode fomentar um crescimento no pensamento matemático dos estudantes.

Biografia do Autor

João Alberto Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

João Alberto da Silva é pedagogo e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Publicou 13 artigos em periódicos especializados. Temi 5 livros editados e 4 capítulos em obra coletiva.Tem trabalhos de tradução de artigos do francês para português. Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, vinculado ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG) e coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP.

Clara Machado da Silva, Inep

Técnica do Inep, Mestre em Educação pela UnB

Downloads

Publicado

08.09.2017

Como Citar

Silva, J. A., & da Silva, C. M. (2017). PROFICIÊNCIA DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM HABILIDADES DA PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA. VIDYA, 37(1), 1–18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1874

Edição

Seção

Artigos