ASPECTOS EMERGENTES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE POLÍGONO POR ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Rafael Teixeira dos Santos, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar e analisar noções que emergem na construção do conceito de polígonos mediante atividades variadas. Foi realizada uma intervenção mediante a utilização de fichas avaliativas, com a manipulação do Tangram e de outros materiais manipulativos e uma atividade com o software livre GeoGebra. A análise esteve focada na produção de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Um estudo de caso é exemplificado. Os resultados elucidam ideias (desenhos, símbolos, figuras, linhas retas) dos discentes nas diferentes situações de aprendizagem implementadas e algumas relações (ter a forma de, ser parecido com) que emergiram em suas respostas e interações sobre polígonos. A investigação contribui com a aula de matemática mediante a exemplificação de noções dos alunos que podem ser potencializadoras pelo professor no trabalho com polígonos.


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