ASPECTOS EMERGENTES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE POLÍGONO POR ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Rafael Teixeira dos Santos Professor-titular do Centro Universitário Volta Redonda (UniFOA) e do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB)
  • Marcelo Almeida Bairral UFRRJ/PPGEduc

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar e analisar noções que emergem na construção do conceito de polígonos mediante atividades variadas. Foi realizada uma intervenção mediante a utilização de fichas avaliativas, com a manipulação do Tangram e de outros materiais manipulativos e uma atividade com o software livre GeoGebra. A análise esteve focada na produção de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Um estudo de caso é exemplificado. Os resultados elucidam ideias (desenhos, símbolos, figuras, linhas retas) dos discentes nas diferentes situações de aprendizagem implementadas e algumas relações (ter a forma de, ser parecido com) que emergiram em suas respostas e interações sobre polígonos. A investigação contribui com a aula de matemática mediante a exemplificação de noções dos alunos que podem ser potencializadoras pelo professor no trabalho com polígonos.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

dos Santos, R. T., & Bairral, M. A. (2015). ASPECTOS EMERGENTES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE POLÍGONO POR ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. VIDYA, 35(1), 26. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/142

Edição

Seção

Artigos