O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E DE ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3880Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de pesquisa que teve como sujeitos os acadêmicos do curso de Doutorado em Ensino de Ciências da UFMS. Analisamos a concepção que os acadêmicos têm sobre interdisciplinaridade e qual a percepção que têm sobre a viabilidade de desenvolver atividades interdisciplinares na escola. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário, após categorizadas como asserções de conhecimento ou asserções de valor, foram analisadas em busca do conceito de interdisciplinaridade presente e do viés, positivo, negativo ou neutro, em relação ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola. O método utilizado foi o da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar de Fourez. Os resultados obtidos mostram que a concepção apresentada pelos sujeitos em relação ao conceito de interdisciplinaridade é próxima da definição de multidisciplinaridade. Quanto ao viés, a maioria dos sujeitos apresentou um viés positivo em relação ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola.