EMPRÉSTIMO E TRANSPORTE: NEGOCIAÇÕES DE SENTIDOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS

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DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3840

Resumo

Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola.

Biografia do Autor

Marluce Albring Coutinho

Mestra em Ensino de Matemática - Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática PPGEM UFRGS.

Elisabete Zardo Búrigo, UFRGS

Professora Associada do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

15.09.2021

Como Citar

Coutinho, M. A., & Búrigo, E. Z. (2021). EMPRÉSTIMO E TRANSPORTE: NEGOCIAÇÕES DE SENTIDOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS. VIDYA, 41(1), 263–277. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3840