ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: TRANSFORMANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3781

Resumo

Este texto é baseado no resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, no ano de 2017, na qual procuramos identificar como a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) poderia ter influenciado as práticas pedagógicas no ensino de matemática. O PNAIC foi um programa do governo federal do Brasil, em parceria com universidades públicas e secretarias de educação municipais e estaduais, executado entre 2012 e 2018 e uma de suas ações era a formação continuada de professores alfabetizadores. Para a realização da pesquisa utilizou-se a metodologia Grounded Theory, por meio da qual construímos uma compreensão sobre o processo de formação e suas influências nas práticas dos participantes aplicando instrumentos como questionários e entrevistas. Foi possível identificar algumas transformações nas práticas pedagógicas relatadas pelos docentes, bem como a influência da formação continuada como subsídio para essas mudanças e novas aprendizagens.

Biografia do Autor

Daniela Guse, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-1993). Especialização em Metodologias de Ensino das Séries Iniciais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1996). Mestrado em Educação Científica e Tecnológica, na linha de Formação de professores (UFSC-2018). Possui experiência na área de Ensino Fundamental, com docência nos anos iniciais. Colaboradora na formação continuada da secretaria municipal de educação do município de Florianópolis-SC, para professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), no período de 2013 - 2018. Assessora pedagógica no Núcleo de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, atuando na formação continuada de professores de anos iniciais, entre 2018 e 2019. Chefe do departamento de bibliotecas escolares da secretaria de educação de Florianópolis, desde 2018.

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Everaldo Silveira

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

09.08.2021

Como Citar

Guse, D., & Silveira, E. (2021). ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: TRANSFORMANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. VIDYA, 41(1), 203–221. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3781