MODELAGEM MATEMÁTICA: DOS ENTENDIMENTOS ÀS FINALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3584Resumen
Neste artigo, temos por objetivo investigar a interrogação: o que se entende por modelagem matemática no contexto dos trabalhos publicados nos livros da International Conference on Teaching Mathematical Modelling and Applications (ICTMA)? Tendo por norte os pressupostos da abordagem fenomenológica exploramos as nuances do modo como o fenômeno se revela nos anais da ICTMA relativos ao período de 2010 a 2017. Dados foram coletados em cinquenta e sete trabalhos publicados na conferência, os quais foram selecionados a partir da aplicação subsequente dos critérios: os textos deveriam contemplar o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os autores que publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e, a descrição de uma atividade de modelagem matemática. Resultados são evidenciados a partir da manifestação de quatro núcleos de ideias que evidenciam o entendimento de modelagem matemática revelado nas publicações, ou seja, modelagem matemática: como forma de resolver um problema; como prática pedagógica; como possibilidade de resolver na sala de aula problemas autênticos; como possibilidade de promover pensamento crítico.