REVISTA DO ENSINO/RS (1951-1961): UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE AS DIRETRIZES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3506Resumen
Este artigo analisa as propostas didáticas de experimentações contidas na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, no período de 1951-1961, a predominância disciplinar e os conteúdos científicos abordados pelas mesmas. O recorte temporal compreende o início da segunda fase de distribuição do periódico e a promulgação da Lei 4.024, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Classifica-se quanto a natureza como qualitativa, sendo a abordagem técnico-metodológica embasada na Análise Documental. Os dados empíricos foram obtidos no Repositório Digital Tatu, vinculado a Universidade Federal do Pampa. Constatou-se a presença de experimentações em 82% dos exemplares, 120 experimentos: 56 direcionados a conteúdos de Biologia, 34 de Química e 30 de Física. Predominaram propostas com caráter empirista (86%), pautadas em registros sistemáticos, replicabilidade e direcionadas a observação. Além disso, três exemplares apresentaram indícios de interdisciplinaridade, sendo os discursos sobre a temática intensificados no Brasil somente na década de 1960.