INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DE CIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FUTUROS LICENCIADOS EM BIOLOGIA

Autores/as

  • Renato Araújo Torres de Melo Moul Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Risonilta Germano Bezerra de Sá Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal-Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen

O pensamento reducionista, amplamente utilizado no meio científico e pautado no paradigma cartesiano, busca a compreensão do complexo a partir do olhar para cada parte constitutiva. Tal paradigma científico dominante reflete-se também na realidade educacional vigente. Na tentativa de interpretar as influências paradigmáticas na construção do perfil do professor analisaram-se as relações entre as concepções paradigmáticas de Ciência e seus possíveis reflexos na construção da prática pedagógica de trinta licenciandos em Biologia por meio da análise semiolinguística do discurso. Percebendo-se que os estudantes supervalorizam o método científico e as experimentações, bem como reconhecem a tradicional dicotomia entre teoria e prática no ambiente acadêmico. Em um curso de formação de professores, as concepções paradigmáticas devem ser alargadas, a fim de não se reproduzir apenas as culturas primeiras do paradigma educacional dominante.

Biografía del autor/a

Renato Araújo Torres de Melo Moul, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado em Ensino de Ciências - PPGEC / UFRPE

Risonilta Germano Bezerra de Sá, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ensino de Ciências - PPGEC/UFRPE

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal-Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Bioquímica - Universidade Federal do Paraná

Publicado

2018-11-30

Cómo citar

Araújo Torres de Melo Moul, R., Germano Bezerra de Sá, R., & dos Anjos Carneiro Leão, A. M. (2018). INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DE CIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FUTUROS LICENCIADOS EM BIOLOGIA. VIDYA, 38(2), 181–194. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2496

Número

Sección

Artigos