CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir sobre as concepções de Ciência e conhecimento de um coletivo de professores matriculados em um curso de especialização presencial em Educação em Ciências. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiaberto aplicado à 32 professores. A análise desses dados foi realizada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados nos possibilitaram a construção de quatro DSC: três relacionados ao entendimento sobre Ciência e um referente ao entendimento sobre conhecimento. Com a investigação foi possível evidenciar que a Ciência Moderna, sustentada pelo método científico encontra-se viva nas concepções dos professores participantes dessa pesquisa, mas também emergiram ideias de uma Ciência mais ampla e interdisciplinar. Acreditamos ser importante que os professores consigam compreender a Ciência, bem como seus métodos de uma forma mais ampla, para que assim possam perceber a sua própria prática docente como uma forma de produção científica. Esperamos que os professores que realizaram o curso de especialização em Educação em Ciências, pudessem aperfeiçoar as suas ideias tanto sobre Ciência, como de conhecimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









