UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROBLEMA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumen
Pautados nas assertivas de que uma atividade de modelagem matemática é orientada pela busca por solução(ões) para um problema, elegemos como foco de estudo o problema em atividades de modelagem matemática. Para tanto, buscamos nos anais dos Encontros Paranaenses de Modelagem Matemática na Educação Matemática (EPMEM) os relatos de experiências que trazem práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas na Educação Básica. Delimitamos como questão de investigação: que aspectos conduzem ao reconhecimento de um problema a investigar, nas atividades de modelagem relatadas nos EPMEM?. Consideramos a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin, como base metodológica. Ponderamos que o reconhecimento do problema, por parte dos estudantes, nas práticas de modelagem analisadas ficou subordinado aos encaminhamentos e indicações do professor, revelando uma participação pouco ativa dos estudantes e sugerindo que essas práticas ainda pouco consideram os estudantes como aqueles que evidenciam ou indicam um problema a resolver; tampouco, suas intenções ou discussões prevalecem.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









