ENSINO DE ECOLOGIA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores/as

  • Eloisa Antunes Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Cerro Largo - RS
  • Roque Ismael da Costa Güllich UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Cerro Largo - RS
  • Daniela Oliveira de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Cerro Largo - RS

Resumen

A ciência Ecologia está em franca expansão e o seu ensino deve estar constantemente atualizado, promovendo mudanças pedagógicas significativas que envolvam todos os níveis de ensino. Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter documental, que investiga concepções e metodologias no ensino de Ecologia. Os objetos de estudo foram os resumos publicados no Congresso de Ecologia do Brasil entre os anos de 2003 a 2015. Ao todo, foram coletados 10.065 resumos e, destes, analisados 31 que tratavam do tema. Sobre as concepções, foi obtida predominância da concepção técnica, seguida de crítica e prática; também foram encontrados múltiplos tipos de enfoques na abordagem dos conteúdos. Destacamos também a preocupação na diversificação de metodologias de ensino para abordagens sobre o ensino de Ecologia.

Biografía del autor/a

Eloisa Antunes Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Cerro Largo - RS

 

Licenciatura em Ciências Biológicas. Programa de Educação Tutorial - PETCiências. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

 

Roque Ismael da Costa Güllich, UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Cerro Largo - RS

Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia
Tutor do PETCiências - FNDE-MEC/UFFS
Pesquisador Líder do GEPECIEM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Campus de Cerro Largo - RS
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Daniela Oliveira de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Cerro Largo - RS

Mestre e Doutora em Ecologia pela UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Ecologia

Licenciatura em Ciências Biológicas

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Campus de Cerro Largo - RS 

 

Publicado

2018-11-30

Cómo citar

Maciel, E. A., Güllich, R. I. da C., & Lima, D. O. de. (2018). ENSINO DE ECOLOGIA: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO. VIDYA, 38(2), 21–36. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2396

Número

Sección

Artigos