CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM METODOLÓGICA AUDIOVISUAL NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SEGUNDO A TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY
Resumo
A presente pesquisa considerou os resultados alcançados por trinta e um alunos do 7º ano, EF II, escola pública, após inserção do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK), disciplina Ciências Naturais. O objetivo foi analisar o nível de compreensão e a condição individual de expressão escrita conceitual, para enquadramento por nível de convergência das respostas e discussão dos níveis de aprendizagem. Após vivência do conteúdo curricular de forma participativa, foi inserida como ferramenta mobilizadora audiovisual de aprendizagem a produção de documentário, objetivando subsidiar o grupo de alunos durante o processo do conflito cognitivo. O grupo passou por intervenção estruturada nas cinco etapas do CEK, onde se analisou a contribuição da abordagem audiovisual documentário na (re)construção de conceitos científicos. Os resultados dão conta de que a vivência do CEK foi importante, sinalizou que a abordagem metodológica com o suporte pedagógico do recurso audiovisual contribuiu efetivamente para a construção de conceitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









