CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM METODOLÓGICA AUDIOVISUAL NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SEGUNDO A TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY

Autores/as

  • Enoelino Magalhães Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Everton Ludke Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

A presente pesquisa considerou os resultados alcançados por trinta e um alunos do 7º ano, EF II, escola pública, após inserção do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK), disciplina Ciências Naturais. O objetivo foi analisar o nível de compreensão e a condição individual de expressão escrita conceitual, para enquadramento por nível de convergência das respostas e discussão dos níveis de aprendizagem. Após vivência do conteúdo curricular de forma participativa, foi inserida como ferramenta mobilizadora audiovisual de aprendizagem a produção de documentário, objetivando subsidiar o grupo de alunos durante o processo do conflito cognitivo. O grupo passou por intervenção estruturada nas cinco etapas do CEK, onde se analisou a contribuição da abordagem audiovisual documentário na (re)construção de conceitos científicos. Os resultados dão conta de que a vivência do CEK foi importante, sinalizou que a abordagem metodológica com o suporte pedagógico do recurso audiovisual contribuiu efetivamente para a construção de conceitos.

Biografía del autor/a

Enoelino Magalhães Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências PPGECQVS.

Área: Formação Pedagógica

Everton Ludke, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Física. Área: Física e Astrofísica

Publicado

2018-11-30

Cómo citar

Filho, E. M., & Ludke, E. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM METODOLÓGICA AUDIOVISUAL NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SEGUNDO A TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY. VIDYA, 38(2), 119–136. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2079

Número

Sección

Artigos