EM QUEM ME ESPELHEI PARA SER O PROFESSOR FORMADOR QUE SOU
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3438Abstract
A crença educacional do que é ser um professor se constitui desde a infância, ao longo da escolarização. Diante disso, partimos do pressuposto que os professores, quando iniciam sua atuação, trazem consigo as influências de seus professores-modelo. Nosso objetivo foi analisar quais sentidos os professores formadores atribuem aos professores-modelo que tiveram em sua constituição como docentes. Para tal, realizamos entrevistas semiestruturadas com 16 professores formadores de componentes curriculares voltados à formação disciplinar de sete cursos de Licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática de uma universidade federal multicampi. Realizamos a análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori: centrado no professor-modelo e centrado em várias experiências. Os resultados sinalizam uma tendência a valorizarem os professores que tiveram em sua trajetória formativa, bem como a experiência profissional, especialmente, com os pares. No entanto, também houve relato do processo formativo pessoal como determinante para a constituição como docente.Downloads
Published
2021-03-30
How to Cite
Lyra, L. R., & Custódio, J. F. (2021). EM QUEM ME ESPELHEI PARA SER O PROFESSOR FORMADOR QUE SOU. VIDYA, 41(1), 1–13. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3438
Issue
Section
Artigos