UMA ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES NO LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA
Abstract
Este estudo analisa habilidades cognitivas manifestadas por estudantes numa atividade experimental investigativa no laboratório de graduação de química no processo de produzir e testar explicações argumentativas para a curva de resfriamento de uma amostra de ácido esteárico. A atividade foi planejada com base num modelo hipotético-preditivo, em três fases, com apoio de um sistema de aquisição automática de dados de modo a privilegiar o aspecto investigativo, voltado a elaboração e teste de hipóteses. Participaram do estudo, de forma voluntária e anônima, acadêmicos de uma universidade pública brasileira. Os participantes responderam a itens dos guias de acompanhamento da atividade. O instrumento de análise das habilidades alvo foi elaborado na perspectiva de processos cognitivos na dimensão do conhecimento da taxonomia de Bloom revisada. Os resultados indicam dificuldades para avaliar hipóteses, confrontar evidências e propor contra argumentos. Algumas habilidades cognitivas do pensamento complexo não foram identificadas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









