UMA ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES NO LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA
Abstract
Este estudo analisa habilidades cognitivas manifestadas por estudantes numa atividade experimental investigativa no laboratório de graduação de química no processo de produzir e testar explicações argumentativas para a curva de resfriamento de uma amostra de ácido esteárico. A atividade foi planejada com base num modelo hipotético-preditivo, em três fases, com apoio de um sistema de aquisição automática de dados de modo a privilegiar o aspecto investigativo, voltado a elaboração e teste de hipóteses. Participaram do estudo, de forma voluntária e anônima, acadêmicos de uma universidade pública brasileira. Os participantes responderam a itens dos guias de acompanhamento da atividade. O instrumento de análise das habilidades alvo foi elaborado na perspectiva de processos cognitivos na dimensão do conhecimento da taxonomia de Bloom revisada. Os resultados indicam dificuldades para avaliar hipóteses, confrontar evidências e propor contra argumentos. Algumas habilidades cognitivas do pensamento complexo não foram identificadas.Downloads
Published
2018-11-30
How to Cite
Hirdes, A. R., Barlette, V. E., & Guadagnini, P. H. (2018). UMA ANÁLISE DE HABILIDADES COGNITIVAS MANIFESTADAS POR ESTUDANTES NO LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA. VIDYA, 38(2), 137–161. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2409
Issue
Section
Artigos