AS RAÍZES ENÉSIMAS IRRACIONAIS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS FONTES SITUADAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA DE MATEMÁTICA
Abstract
Os números irracionais, como saber a ser ensinado, geralmente é introduzido na escolaridade básica por meio das raízes irracionais quadradas ou cúbicas, numa apresentação polarizada entre o pragmático e o teórico, com um desdobramento situado em cálculos operatórios específicos. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar quais os contextos presentes na História da Matemática que poderiam contribuir para uma introdução e desenvolvimento significativo do tema na escolaridade básica. Na parte metodológica, realizamos uma busca em livros que se propõem a realizar uma descrição e análise da História da Matemática. Neste material, constamos algumas contribuições com relação às raízes enésimas irracionais que poderiam enriquecer a visão polarizada usual presente nos livros didáticos da escolaridade básica. Porém, tais explorações mereceriam um tratamento adequado, de modo a efetivar uma transposição didática para o saber a ser ensinado na escolaridade básica, o que incentivaria uma releitura dos processos de ensino sobre o tema.