RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA
Autores
Isabel Cristina Machado de Lara
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Letícia da Silva Pimentel
Instituição Educacional São Judas Tadeu
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento das estruturas aditivas e multiplicativas na Educação Infantil, realizado com 10 estudantes entre 5 e 6 anos. Por meio da aplicação de duas situações problema, uma de multiplicação e outra de divisão, foi possível trabalhar com esses problemas antes do professor fazer uso do algoritmo, no início da vida escolar das crianças. Como a pesquisa envolveu um estudo de caso, não houve intenção de generalizar seus resultados, mas as resoluções apresentadas pelos estudantes às situações-problema propostas mostraram que são capazes de criar diferentes estratégias de resolução e comunicar-se utilizando a oralidade, a representação pictórica e a escrita. A entrevista realizada com a professora evidenciou uma convergência entre o desempenho apresentado pelos estudantes, as concepções da professora acerca do campo conceitual das estruturas multiplicativas e o modo como ela conduz sua prática pedagógica.
Biografia do Autor
Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2007) Mestre em Educação (UFRGS, 2001), Licenciada em Matemática (UFRGS, 1993). Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2011). Professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da PUCRS. Coordenadora da área de Matemática do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da PUCRS.
Letícia da Silva Pimentel, Instituição Educacional São Judas Tadeu
Graduação em Pedagogia, Mestre em Educação e Mestrado em Educação Matemática, PUCRS. Professora da Educação Básica na Instituição Educacional São Judas Tadeu.