RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento das estruturas aditivas e multiplicativas na Educação Infantil, realizado com 10 estudantes entre 5 e 6 anos. Por meio da aplicação de duas situações problema, uma de multiplicação e outra de divisão, foi possível trabalhar com esses problemas antes do professor fazer uso do algoritmo, no início da vida escolar das crianças. Como a pesquisa envolveu um estudo de caso, não houve intenção de generalizar seus resultados, mas as resoluções apresentadas pelos estudantes às situações-problema propostas mostraram que são capazes de criar diferentes estratégias de resolução e comunicar-se utilizando a oralidade, a representação pictórica e a escrita. A entrevista realizada com a professora evidenciou uma convergência entre o desempenho apresentado pelos estudantes, as concepções da professora acerca do campo conceitual das estruturas multiplicativas e o modo como ela conduz sua prática pedagógica.Downloads
Publicado
2015-10-02
Como Citar
Lara, I. C. M. de, & Pimentel, L. da S. (2015). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA. VIDYA, 35(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/564
Edição
Seção
Artigos