RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA

Autores

  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Letícia da Silva Pimentel Instituição Educacional São Judas Tadeu

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento das estruturas aditivas e multiplicativas na Educação Infantil, realizado com 10 estudantes entre 5 e 6 anos. Por meio da aplicação de duas situações problema, uma de multiplicação e outra de divisão, foi possível trabalhar com esses problemas antes do professor fazer uso do algoritmo, no início da vida escolar das crianças.  Como a pesquisa envolveu um estudo de caso, não houve intenção de generalizar seus resultados, mas as resoluções apresentadas pelos estudantes às situações-problema propostas mostraram que são capazes de criar diferentes estratégias de resolução e comunicar-se utilizando a oralidade, a representação pictórica e a escrita.  A entrevista realizada com a professora evidenciou uma convergência entre o desempenho apresentado pelos estudantes, as concepções da professora acerca do campo conceitual das estruturas multiplicativas e o modo como ela conduz sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2007) Mestre em Educação (UFRGS, 2001), Licenciada em Matemática (UFRGS, 1993). Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática  (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2011). Professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da PUCRS. Coordenadora da área de Matemática do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da PUCRS.

Letícia da Silva Pimentel, Instituição Educacional São Judas Tadeu

Graduação em Pedagogia, Mestre em Educação e Mestrado em Educação Matemática, PUCRS. Professora da Educação Básica na Instituição Educacional São Judas Tadeu.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Lara, I. C. M. de, & Pimentel, L. da S. (2015). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA. VIDYA, 35(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/564

Edição

Seção

Artigos