RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA

Isabel Cristina Machado de Lara, Letícia da Silva Pimentel

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento das estruturas aditivas e multiplicativas na Educação Infantil, realizado com 10 estudantes entre 5 e 6 anos. Por meio da aplicação de duas situações problema, uma de multiplicação e outra de divisão, foi possível trabalhar com esses problemas antes do professor fazer uso do algoritmo, no início da vida escolar das crianças.  Como a pesquisa envolveu um estudo de caso, não houve intenção de generalizar seus resultados, mas as resoluções apresentadas pelos estudantes às situações-problema propostas mostraram que são capazes de criar diferentes estratégias de resolução e comunicar-se utilizando a oralidade, a representação pictórica e a escrita.  A entrevista realizada com a professora evidenciou uma convergência entre o desempenho apresentado pelos estudantes, as concepções da professora acerca do campo conceitual das estruturas multiplicativas e o modo como ela conduz sua prática pedagógica.

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