ENTRE A ANÁLISE REAL E A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5579

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática; Análise Real na Licenciatura em Matemática; Negociação de significados; Práticas Matemáticas Pedagógicas

Resumo

No presente artigo investigamos como a negociação de significados em uma comunidade de prática de futuros professores oportuniza aprendizagens profissionais sobre a relação entre a Análise Real e a Matemática do Ensino Médio. Inserido em um processo formativo apoiado em Tarefas de Aprendizagem Profissional, o estudo analisou episódios de interação, triangulando discussões em grupo e protocolos escritos. A análise, guiada pela concepção de aprendizagem situada e pela mobilização de práticas matemáticas pedagógicas, focalizou três categorias de significação. Os resultados demonstram que a negociação de significados é um processo constitutivo da aprendizagem docente, evidenciando uma articulação entre as matemáticas acadêmica e escolar. O estudo reforça a importância de processos formativos que integrem a análise da prática docente a fim de (re)significar o conhecimento acadêmico.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Pereira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre em Ensino de Matemática. Instituto Federal de São Paulo. 

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do ABC. 

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Publicado

21.11.2025

Como Citar

Pereira, M. E., & Ribeiro, A. J. (2025). ENTRE A ANÁLISE REAL E A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. VIDYA, 45(1), 327–353. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5579

Edição

Seção

Artigos