EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5497Palavras-chave:
Educação em Astronomia; Observação astronômica; Abordagem fenomenológica; Østergaard; Análise Textual DiscursivaResumo
Com o intuito de interpretar como a experiência estética se articula à Educação em Astronomia a partir de observações astronômicas, foi realizada uma experiência de observação astronômica com o uso do telescópio em uma atividade de um projeto de Extensão pela Universidade Federal do Paraná. Para a observação astronômica realizamos uma gravação de áudio e vídeo, buscando gravar e anotar os detalhes da observação astronômica feita pelos indivíduos e sua interação com o telescópio e o ambiente. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da ATD mostram que, no decorrer da observação astronômica, houve elementos caracterizados como uma experiência estética, mesmo que não em sua maioria. Houve, também, momentos caracterizados como uma reversão ontológica, o que possivelmente ocorreu porque a observação astronômica aqui retratada não foi planejada como uma atividade de cunho estético fenomenológico.
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