EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5497

Palavras-chave:

Educação em Astronomia; Observação astronômica; Abordagem fenomenológica; Østergaard; Análise Textual Discursiva

Resumo

Com o intuito de interpretar como a experiência estética se articula à Educação em Astronomia a partir de observações astronômicas, foi realizada uma experiência de observação astronômica com o uso do telescópio em uma atividade de um projeto de Extensão pela Universidade Federal do Paraná. Para a observação astronômica realizamos uma gravação de áudio e vídeo, buscando gravar e anotar os detalhes da observação astronômica feita pelos indivíduos e sua interação com o telescópio e o ambiente. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da ATD mostram que, no decorrer da observação astronômica, houve elementos caracterizados como uma experiência estética, mesmo que não em sua maioria. Houve, também, momentos caracterizados como uma reversão ontológica, o que possivelmente ocorreu porque a observação astronômica aqui retratada não foi planejada como uma atividade de cunho estético fenomenológico.

Biografia do Autor

Ritchielli Cristine Schröder Coimbra, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas pela Universidade Federal do Paraná. 

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação em Ciências, professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do grupo de pesquisa JANO.

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora adjunta na Universidade Federal do Paraná - UFPR desde 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, educação Matemática e Tecnologias Educativas.

Downloads

Publicado

11.12.2025

Como Citar

Coimbra, R. C. S., de Sousa, R. S., & Bartelmebs, R. C. (2025). EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA. VIDYA, 45(1), 355–373. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5497

Edição

Seção

Artigos