A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2001-2021: UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5428Palavras-chave:
Saúde na Educação; Formação de Professores; Lacunas; DesafiosResumo
Este artigo tem o objetivo de mapear e discutir as pesquisas brasileiras presentes nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que discutem a Educação em Saúde na Formação Docente, sinalizando limites e potencialidades para esta ação formativa. Por meio de uma pesquisa qualitativa, com foco em um estado da arte nas atas do ENPEC (2001-2021), pode-se identificar 34 trabalhos que apresentam relação com a Formação Docente e a Educação em Saúde. A análise contemplou alguns descritores, como por exemplo, ano, região, público-alvo, objetivos e metodologias. Por meio desta análise, os resultados evidenciam que a articulação entre Educação em Saúde e a formação inicial docente favorece uma perspectiva interdisciplinar e crítica, reforçando o papel da educação como meio de transformação social. Conclui-se que essa integração é crucial para capacitar professores na promoção de uma cultura de tomada de decisão consciente e engajamento sociopolítico, confrontando visões hegemônicas.
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