A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2001-2021: UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5428

Palavras-chave:

Saúde na Educação; Formação de Professores; Lacunas; Desafios

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mapear e discutir as pesquisas brasileiras presentes nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que discutem a Educação em Saúde na Formação Docente, sinalizando limites e potencialidades para esta ação formativa. Por meio de uma pesquisa qualitativa, com foco em um estado da arte nas atas do ENPEC (2001-2021), pode-se identificar 34 trabalhos que apresentam relação com a Formação Docente e a Educação em Saúde. A análise contemplou alguns descritores, como por exemplo, ano, região, público-alvo, objetivos e metodologias. Por meio desta análise, os resultados evidenciam que a articulação entre Educação em Saúde e a formação inicial docente favorece uma perspectiva interdisciplinar e crítica, reforçando o papel da educação como meio de transformação social. Conclui-se que essa integração é crucial para capacitar professores na promoção de uma cultura de tomada de decisão consciente e engajamento sociopolítico, confrontando visões hegemônicas.

Biografia do Autor

Hermes Machado Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutor em Botânica (UFRPE). Técnico de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB campus João Pessoa). 

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR), com Pós-Doutorado na área. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR). Líder do Grupo de Estudos e Debates em Educação Ambiental Crítica (GEDEAC/UFPB).

Downloads

Publicado

12.12.2025

Como Citar

Filho, H. M., & da Silveira, D. P. (2025). A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2001-2021: UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. VIDYA, 45(1), 413–431. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5428

Edição

Seção

Artigos