O CONHECIMENTO DOCENTE E OS ENTENDIMENTOS ESSENCIAIS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5374

Palavras-chave:

Educação Matemática; Formação de Professores; Oportunidades de aprendizagem profissional; Raciocínio Matemático

Resumo

O desenvolvimento do Raciocínio Matemático (RM) no ensino de Matemática exige mais do que o ensino de fórmulas ou procedimentos, demandando um ambiente que favoreça a investigação, a experimentação e a reflexão contínua sobre as próprias descobertas. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender as dimensões fundamentais do conhecimento docente em um contexto de formação continuada, analisando como os professores discutem e refletem coletivamente sobre suas práticas de ensino à luz dos Entendimentos Essenciais do RM. Os dados provêm da 2ª edição de um projeto de formação continuada, adotando a abordagem de ensino exploratório e utilizando Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP). O estudo foca nas reflexões de sete professoras durante o nono encontro do ciclo formativo, onde planejaram, desenvolveram e analisaram aulas coletivamente, seguindo o Ciclo PDR. A análise destacou a relevância do processo formativo para que as professoras possam estruturar práticas que favoreçam o desenvolvimento do RM dos estudantes, ampliando as possibilidades de compreender situações e resolver problemas.

Biografia do Autor

Loryane Santos de Oliveira , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio - PR. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina - PRl. Doutoranda em Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa - PR.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Pedagogia (Unifatecie-2021) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005).

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). 

Luis Fabian Gutierrez Fallas , Universidade da Costa Rica - UCR

Possui doutorado em Didáctica da Matemática pela Universidade de Lisboa(2019). Atualmente é Professor e pesquisador da Universidad de Costa Rica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Downloads

Publicado

11.12.2025

Como Citar

de Oliveira , L. S., Trevisan, A. L., Araman, E. M. de O., & Fallas , L. F. G. (2025). O CONHECIMENTO DOCENTE E OS ENTENDIMENTOS ESSENCIAIS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. VIDYA, 45(1), 393–412. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5374

Edição

Seção

Artigos