O CONHECIMENTO DOCENTE E OS ENTENDIMENTOS ESSENCIAIS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5374Palavras-chave:
Educação Matemática; Formação de Professores; Oportunidades de aprendizagem profissional; Raciocínio MatemáticoResumo
O desenvolvimento do Raciocínio Matemático (RM) no ensino de Matemática exige mais do que o ensino de fórmulas ou procedimentos, demandando um ambiente que favoreça a investigação, a experimentação e a reflexão contínua sobre as próprias descobertas. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender as dimensões fundamentais do conhecimento docente em um contexto de formação continuada, analisando como os professores discutem e refletem coletivamente sobre suas práticas de ensino à luz dos Entendimentos Essenciais do RM. Os dados provêm da 2ª edição de um projeto de formação continuada, adotando a abordagem de ensino exploratório e utilizando Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP). O estudo foca nas reflexões de sete professoras durante o nono encontro do ciclo formativo, onde planejaram, desenvolveram e analisaram aulas coletivamente, seguindo o Ciclo PDR. A análise destacou a relevância do processo formativo para que as professoras possam estruturar práticas que favoreçam o desenvolvimento do RM dos estudantes, ampliando as possibilidades de compreender situações e resolver problemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









