RELEITURAS DO FEMININO NA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Glória Pondé

Resumo

Em tempos de economia globalizada, as fronteiras nacionais se diluem, um intenso intercâmbio planetário se realiza e grandes migrações vêm acirrar o problema das identidades. O processo de descolonização passou a rejeitar o eurocentrismo e a valorizar o Outro. Desconstroem-se os paradigmas eurocêntricos, pois se reconhece que existem pluralidades de destinos históricos e não há um único modelo que sirva para todos. Nesse contexto de crise, é possível perceber a gestação de novos modelos e correntes teóricas como o feminismo, o neo-historicismo, a crítica pós-colonial e os estudos da cultura, que estão alargando os modos de interpretação do fenômeno da fragmentação. O multiculturalismo não seria apenas a proposta de um outro modelo, que pretende a coexistência de um padrão dominante com o das minorias. Trata-se de um problema mais complexo, dentro do qual busca-se refletir a contribuição da literatura infantil feminis-ta para a construção de uma nova mentalidade, a fim de projetar uma sociedade melhor e mais justa.

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Publicado

01.06.2015

Como Citar

Pondé, G. (2015). RELEITURAS DO FEMININO NA LITERATURA INFANTIL. VIDYA, 19(33), 9. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/536

Edição

Seção

Artigos