CONCEPÇÃO ATOMISTA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EM DIFERENTES NÍVEIS DE COGNIÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5340Palavras-chave:
Atomismo; Nível de cognição; Licenciandos em Química; Campos conceituaisResumo
Nesta pesquisa, investiga-se os esquemas de ação empregados por licenciandos em Química ao abordar o conceito de atomismo em diferentes níveis cognitivos. Participaram sete estudantes matriculados em distintos períodos da graduação. A análise baseia-se nas respostas a quatro situações-problema: duas de baixa ordem cognitiva e duas de alta ordem, estas últimas respondidas após instrução explícita. Para a análise, adotaram-se categorias previamente estabelecidas. Observou-se nas respostas de alguns estudantes, diferenças no uso de conceitos e invariantes operatórios ao comparar o desempenho em situações de baixa e alta ordem cognitiva dentro do mesmo campo conceitual. Além disso, os esquemas de ação identificados nas respostas, demonstraram a coexistência de conceitos alinhados ao modelo cientificamente aceito e concepções alternativas descritas na literatura, particularmente sobre a descontinuidade da matéria (noção de vazio) e transformações físicas, como dilatação. Esses resultados corroboram a literatura, que aponta a persistência de concepções alternativas sobre esse núcleo conceitual, mesmo em níveis universitários.
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