CONCEPÇÃO ATOMISTA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EM DIFERENTES NÍVEIS DE COGNIÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5340

Palavras-chave:

Atomismo; Nível de cognição; Licenciandos em Química; Campos conceituais

Resumo

Nesta pesquisa, investiga-se os esquemas de ação empregados por licenciandos em Química ao abordar o conceito de atomismo em diferentes níveis cognitivos. Participaram sete estudantes matriculados em distintos períodos da graduação. A análise baseia-se nas respostas a quatro situações-problema: duas de baixa ordem cognitiva e duas de alta ordem, estas últimas respondidas após instrução explícita. Para a análise, adotaram-se categorias previamente estabelecidas. Observou-se nas respostas de alguns estudantes, diferenças no uso de conceitos e invariantes operatórios ao comparar o desempenho em situações de baixa e alta ordem cognitiva dentro do mesmo campo conceitual. Além disso, os esquemas de ação identificados nas respostas, demonstraram a coexistência de conceitos alinhados ao modelo cientificamente aceito e concepções alternativas descritas na literatura, particularmente sobre a descontinuidade da matéria (noção de vazio) e transformações físicas, como dilatação. Esses resultados corroboram a literatura, que aponta a persistência de concepções alternativas sobre esse núcleo conceitual, mesmo em níveis universitários.

Biografia do Autor

Kariny Mery Araujo Cunha, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Piauí (2017) e mestrado em Química na linha de pesquisa em Ensino de Química pela Universidade Federal do Piauí (2020). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Química (UFPI) na linha de pesquisa em Ensino de Química.

Jerino Queiroz Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2015). É professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Luciana Nobre de Abreu Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2012). É docente da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Natureza, atuando, em nível de graduação, nos cursos de Química e Ciências da Natureza, e em nível de pós-graduação, no Programa de Pós-graduação em Química, no qual realiza investigações na área de ensino de ciências/química. 

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

Cunha, K. M. A., Ferreira, J. Q., & Ferreira, L. N. de A. (2025). CONCEPÇÃO ATOMISTA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EM DIFERENTES NÍVEIS DE COGNIÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD. VIDYA, 45(1), 269–290. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5340

Edição

Seção

Artigos