CAMINHOS LABIRÍNTICOS: ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGD
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5311Palavras-chave:
Formação de Professores; Educação Química; Análise Documental; Análise Textual Discursiva; Experimentação enquanto avaliaçãoResumo
O debate em torno da avaliação e a experimentação configura-se como recorrente no escopo das investigações no/do Ensino de Ciências, entretanto a amálgama destas dificilmente assume o espectro de problematização. Este estudo intencionou compreender o que desvela-se acerca da avaliação, da experimentação e da possibilidade da experimentação enquanto ferramenta de avaliação nas versões do PPC de um curso de Química do Centro-Oeste. Do processo de análise, via ATD, emergiram três categorias intermediárias: (I)Formação de professores; (II)Avaliação educacional e; (III)Limitações da avaliação. As pistas indicam que as diferentes versões do PPC enfatizam a capacitação docente para Avaliação educacional e Experimentação no ensino, destacando a Avaliação interna como elemento fundamental para a melhoria do curso. No entanto, a Avaliação externa, representada pelo ENADE, é criticada por sua limitação em refletir a real qualidade da formação docente. Conclui-se que um equilíbrio entre experimentação e avaliação é essencial para a formação crítica/reflexiva de professores.
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