CAMINHOS LABIRÍNTICOS: ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5311

Palavras-chave:

Formação de Professores; Educação Química; Análise Documental; Análise Textual Discursiva; Experimentação enquanto avaliação

Resumo

O debate em torno da avaliação e a experimentação configura-se como recorrente no escopo das investigações no/do Ensino de Ciências, entretanto a amálgama destas dificilmente assume o espectro de problematização. Este estudo intencionou compreender o que desvela-se acerca da avaliação, da experimentação e da possibilidade da experimentação enquanto ferramenta de avaliação nas versões do PPC de um curso de Química do Centro-Oeste. Do processo de análise, via ATD, emergiram três categorias intermediárias: (I)Formação de professores; (II)Avaliação educacional e; (III)Limitações da avaliação. As pistas indicam que as diferentes versões do PPC enfatizam a capacitação docente para Avaliação educacional e Experimentação no ensino, destacando a Avaliação interna como elemento fundamental para a melhoria do curso. No entanto, a Avaliação externa, representada pelo ENADE, é criticada por sua limitação em refletir a real qualidade da formação docente. Conclui-se que um equilíbrio entre experimentação e avaliação é essencial para a formação crítica/reflexiva de professores.

Biografia do Autor

Elivelton Santos da Silva, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFGD

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat-UFGD). 

Vivian dos Santos Calixto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFGD

Licenciada em Química, Pibidiana e Mestre em Ensino de Ciências (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Professora Adjunta na UFGD e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat/UFGD). 

Downloads

Publicado

14.08.2025

Como Citar

da Silva, E. S., & Calixto, V. dos S. (2025). CAMINHOS LABIRÍNTICOS: ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGD. VIDYA, 45(1), 153–172. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5311

Edição

Seção

Artigos