AUTOEFICÁCIA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5154

Palavras-chave:

Autoeficácia Docente; Teoria Social Cognitiva; Formação de Professores; Professores de Ciências

Resumo

Considerando a relevância da Autoeficácia Docente, entendida como a crença do professor em sua capacidade de ensinar, esta pesquisa investigou o desenvolvimento desse constructo durante a formação inicial de professores de Ciências. Participaram do estudo 48 acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química de uma instituição localizada no interior do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário sobre as fontes de autoeficácia e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do questionário foram submetidos a testes estatísticos não paramétricos, enquanto as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Observou-se que as variáveis independentes “período de curso” e “realização de estágio” apresentaram associação estatisticamente significativa com a dimensão “persuasão verbal”. Esses resultados indicam que acadêmicos em fases mais avançadas da graduação ou que já haviam realizado estágios tendem a relacionar sua autoeficácia de forma mais efetiva às orientações recebidas no curso.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Lopes, Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Doutorado em Educação em Ciências pela UFSM. Professor no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete. 

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Radioastronomia pela University of Manchester. Professor Titular na UFSM. 

Downloads

Publicado

31.10.2025

Como Citar

Lopes, R. O., & Lüdke, E. (2025). AUTOEFICÁCIA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS. VIDYA, 45(1), 291–309. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5154

Edição

Seção

Artigos