AUTOEFICÁCIA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5154Palavras-chave:
Autoeficácia Docente; Teoria Social Cognitiva; Formação de Professores; Professores de CiênciasResumo
Considerando a relevância da Autoeficácia Docente, entendida como a crença do professor em sua capacidade de ensinar, esta pesquisa investigou o desenvolvimento desse constructo durante a formação inicial de professores de Ciências. Participaram do estudo 48 acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química de uma instituição localizada no interior do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário sobre as fontes de autoeficácia e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do questionário foram submetidos a testes estatísticos não paramétricos, enquanto as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Observou-se que as variáveis independentes “período de curso” e “realização de estágio” apresentaram associação estatisticamente significativa com a dimensão “persuasão verbal”. Esses resultados indicam que acadêmicos em fases mais avançadas da graduação ou que já haviam realizado estágios tendem a relacionar sua autoeficácia de forma mais efetiva às orientações recebidas no curso.
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