OS CONTRIBUTOS DA ASTROFOTOGRAFIA PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA POSSIBILIDADE DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5139Palavras-chave:
Ensino de Óptica; Ensino de Astronomia; Astrofotografia; Enculturação Científica; Escala LikertResumo
O trabalho exposto é recorte de uma dissertação de mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Ensino de Física. Esta seção específica da pesquisa pretende responder à seguinte pergunta central: quais os impactos da Introdução à Astronomia e da Astrofotografia no ensino de Óptica para a enculturação científica? O público-alvo desta investigação é composto por um grupo de 18 alunos regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio. A abordagem adotada para a pesquisa foi caracterizada como um levantamento, com ênfase em métodos quantitativos. Como instrumento de coleta de dados, empregou-se um questionário do tipo Likert de cinco pontos, o qual passou por um processo de validação para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos. As conclusões da pesquisa destacam a relevância do uso da Astronomia para a contextualização dos conteúdos, ressaltando, igualmente, o seu potencial interdisciplinar na promoção da educação científica
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