OS CONTRIBUTOS DA ASTROFOTOGRAFIA PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA POSSIBILIDADE DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5139

Palavras-chave:

Ensino de Óptica; Ensino de Astronomia; Astrofotografia; Enculturação Científica; Escala Likert

Resumo

O trabalho exposto é recorte de uma dissertação de mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Ensino de Física. Esta seção específica da pesquisa pretende responder à seguinte pergunta central: quais os impactos da Introdução à Astronomia e da Astrofotografia no ensino de Óptica para a enculturação científica? O público-alvo desta investigação é composto por um grupo de 18 alunos regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Médio. A abordagem adotada para a pesquisa foi caracterizada como um levantamento, com ênfase em métodos quantitativos. Como instrumento de coleta de dados, empregou-se um questionário do tipo Likert de cinco pontos, o qual passou por um processo de validação para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos. As conclusões da pesquisa destacam a relevância do uso da Astronomia para a contextualização dos conteúdos, ressaltando, igualmente, o seu potencial interdisciplinar na promoção da educação científica

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutoranda em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

22.10.2025

Como Citar

Freitas, N. C. de, Romeu, M. C., & Barroso, M. C. da S. (2025). OS CONTRIBUTOS DA ASTROFOTOGRAFIA PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA POSSIBILIDADE DE ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA. VIDYA, 45(1), 213–234. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5139

Edição

Seção

Artigos