TÁ, MAS QUEM É TALES? AÇÕES DE ESTUDO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5126Palavras-chave:
Semelhança de Triângulos; História da Matemática; Aprendizagem de Conceitos MatemáticosResumo
O artigo aborda a temática da aprendizagem de conceitos relacionados à geometria e propõe solucionar a questão: quais ações de estudo desenvolvidas pelos estudantes sinalizam aprendizagem Matemática sobre semelhança de triângulos? Conexo à questão, tem-se o objetivo de analisar as ações de estudo desenvolvidas por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao resolverem tarefas sobre semelhança de triângulos e suas relações com a aprendizagem dos investigados. Desenvolve-se metodologicamente um Experimento Didático Formativo com doze estudantes do nono ano de uma instituição de ensino da cidade de Goiânia. Os dados produzidos envolvem registros escritos da resolução pelos estudantes de tarefas, que são analisados com base na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados demonstram ações relacionadas ao estudo do desenvolvimento histórico do conceito de semelhança, demonstrações das relações métricas no triângulo retângulo e resolução de exercícios que sinalizaram o engajamento dos estudantes ao mobilizarem seus processos de aprendizagem.