MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS RECONTEXTUALIZAÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5091Palavras-chave:
Modelagem Matemática; Enquadramento; Classificação; Recontextualização Pedagógica; Escola BásicaResumo
Nesse artigo, temos por objetivo analisar como professores egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul recontextualizam a Modelagem Matemática na escola básica. Por meio de uma pesquisa qualitativa, a partir dos conceitos de classificação e enquadramento de Basil Bernstein, observamos como a recontextualização pedagógica é promovida pelos licenciados em suas práticas docentes. Analisamos os dados produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada via Análise Textual Discursiva, gerando oito unidades de significado que constituem as categorias “Formação por Desempenho”, “Formação por Competência”, “Prática por Desempenho” e “Prática por Competência”. Concluímos que as práticas dos entrevistados apresentam enfraquecimento de classificação e enquadramento no aspecto de papel do professor, e seguem mais fortalecidas no aspecto de proposição de atividades de Modelagem Matemática. Consideramos que a análise realizada nesta pesquisa pode oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação oferecida pela UFRGS e a influência dessa formação na atuação destes docentes.