MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS RECONTEXTUALIZAÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5091

Palavras-chave:

Modelagem Matemática; Enquadramento; Classificação; Recontextualização Pedagógica; Escola Básica

Resumo

Nesse artigo, temos por objetivo analisar como professores egressos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul recontextualizam a Modelagem Matemática na escola básica. Por meio de uma pesquisa qualitativa, a partir dos conceitos de classificação e enquadramento de Basil Bernstein, observamos como a recontextualização pedagógica é promovida pelos licenciados em suas práticas docentes. Analisamos os dados produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada via Análise Textual Discursiva, gerando oito unidades de significado que constituem as categorias “Formação por Desempenho”, “Formação por Competência”, “Prática por Desempenho” e “Prática por Competência”. Concluímos que as práticas dos entrevistados apresentam enfraquecimento de classificação e enquadramento no aspecto de papel do professor, e seguem mais fortalecidas no aspecto de proposição de atividades de Modelagem Matemática. Consideramos que a análise realizada nesta pesquisa pode oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação oferecida pela UFRGS e a influência dessa formação na atuação destes docentes.

Biografia do Autor

Bruna Santos de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Matemática Aplicada (UFRGS, 2020), Mestra em Ensino de Matemática (UFRGS, 2024), Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 

Marilaine de Fraga Sant'Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Matemática (UNICAMP, 2000), Departamento de Matemática Pura e Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

13.06.2025

Como Citar

Santos de Souza, B., & Sant’Ana, M. de F. (2025). MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DAS RECONTEXTUALIZAÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA. VIDYA, 45(1), 117–134. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5091

Edição

Seção

Artigos